domingo, 21 de novembro de 2010

4ª Jornada Ecumenica




O que é ecumenismo? Foi possível descobrir o real significado desta prática durante a 4ª Jornada Ecumênica que contou com a participação de cerca de 280 pessoas das diferentes regiões do Brasil, e países latinos. O tema desta Jornada foi "Ecumenismo, Ecologia, Economia e Vida". Cada tema foi tratado individualmente nas rodas de diálogo, a roda das cores, coloridas não só pela separação por cores: amarelo, laranja, verde, preto, azul, prata e vermelho, mas principalmente pela diversidade de sotaques, classes, religiões, idades, etnias, línguas e histórias. Sobre a ecologia falou-se das mudanças climáticas, do excesso de lixo, das formas de extrair energia, do racismo ambiental onde indígena e quilombolas são os mais afetados. Do tema economia partilhou-se experiências sobre a economia solidaria, consumo consciente, o incentivo a utilização e armazenamento das sementes nativas. Quanto ao ecumenismo discutiu-se as dificuldades da prática geralmente ligadas ao preconceito e a falta de conhecimento, também se relatou as experiências vividas nas comunidades e na 4ª jornada. As propostas de rodas serão levadas ao conhecimento do poder publico. A vida foi tratada a cada rodinha de cochichos, em cada abraço, nas experiências compartilhadas, nas conversas sem tradutores através do maravilhoso portuñol, gestos e rostos, compreendendo as diferenças sociais, regionais e religiosas. Além disso, foi muito celebrada também, durante o dia com místicas liturgias e a noite com festa e muita alegria. Os grupos autogestores foram divididos por regiões, assim foi possível trocar experiências mais comuns entre as localidades, ao fim do encontro cada grupo assumiu compromissos a partir do que foi vivenciado nesta jornada. Os painéis e seminários nos encheram de informações, mas foram mais além, trouxeram inquietações a cada uma e cada um de nós. Despertaram dúvidas, questionamentos e mais: uma vontade de agir para dar continuidade a tarefa inacabada de "um outro mundo possível". Conscientes agora de que o "possível" não é suficiente, jornadeiras e jornadeiros engajam-se na luta pelo "outro mundo" que depende de cada qual, mas principalmente de todas e todos nós.



Um comentário:

  1. Participar dessa Jornada foi um grande crescimento para todos nós. Claro que estamos ansioso para começar a construir esse outro mundo. Mas sinto que ele já nasceu em nossos corações ali mesmo em Indaiatuba.
    Lembro de Ibn Arabi, um místico muçulmano que pregou o diálogo:
    "Meu coração tornou-se capaz de todas as formas:
    É um pasto de gazelas, o convento do cristão, Um templo para os ídolos, a Caaba do peregrino, As tábuas da Torá, o texto do Corão. Sigo a religião do Amor. Para onde quer que avancem as caravanas do Amor, Lá é meu credo e minha fé."

    ResponderExcluir